Votorantim e Camargo Corrêa com 42% do capital da Cimpor

Quinta, 11 de Fevereiro de 2010

por Jonathan Costa

Após a compra anunciada ontem, 10, da posição do grupo Teixeira Duarte na Cimpor, pela brasileira Camargo Corrêa, o grupo brasileiro e a conterrânea Votorantim possuem já 42% do capital da cimenteira nacional. Apenas 34,4% das participações pertencem a grupos nacionais

 

Ontem, 10, o grupo brasileiro Camargo Corrêa anunciou a compra da posição da Teixeira Duarte, até então o maior accionista nacional, na Cimpor.

Com a compra da posição da Teixeira Duarte na cimenteira nacional, a Camargo Corrêa junta-se a homológa Votorantim, que celebrou um acordo accionista para dez anos com a Caixa Geral de Depósitos, garantindo 26,6% do capital da Cimpor. Juntos, os grupos brasileiros possuem já 42% do capital da empresa.

A Camargo Corrêa admite, no entanto, voltar a propor a fusão de activos com a Cimpor. Segundo um representante da empresa, em declarações ao i, o grupo "continua a acreditar no racional e nos méritos que tal cenário traz para a Cimpor".

Amanhã, 12, termina o prazo de revisão da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Cimpor, lançada em Dezembro, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Fonte oficial da empresa, a maior do género no Brasil e em toda a América Latina, garantiu ao Público, que os objectivos e estratégias da CSN mantêm-se "inalterados" no que diz respeito à compra da Cimpor.

O negócio entre a Teixeira Duarte e a Camargo Corrêa não parece ser obstáculo à disputa brasileira pela cimenteira nacional que, parece assim, estar longe do fim.