Pateo das Escolas com nova cara

Terça, 05 de Outubro de 2010

por Acabra .Net

As obras no Pateo das Escolas estão previstas para o mês de Outubro. Gonçalo Byrne é o arquiteto responsável. Por Filipe Furtado

Remodela_o_pateo_das_escolas
Gonçalo Byrne é o arquitecto responsável pelo prjecto Foto por D.R.

As obras no Pateo das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) devem começar já no presente mês. A empreitada, da responsabilidade da reitoria e desenhada pelo gabinete do arquiteto Gonçalo Byrne integra a parceria “Renovação Urbana – Cidade Coimbra à qual pertencem a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a UC, a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e a Santa Casa da Misericórdia.

De acordo com o pró-reitor da UC para a manutenção de edifícios, Raimundo Mendes da Silva, o projeto possui duas grandes componentes. A primeira relacionada com todo o processo de infraestruturas, isto é, drenagens, água e eletricidade; a segunda consiste na colocação de árvores do lado do Colégio de S. Pedro e a formação de uma zona relvada. O pró-reitor salienta ainda a preocupação com o pavimento, de forma a melhorá-lo e a torná-lo mais estável, com uma especial atenção em manter um fácil acesso às estruturas arqueológicas ali enterradas. “Se fizéssemos um pavimento de pedra, além de mais caro, teria condições de temperatura piores e poderia limitar as condições de acesso a figuras enterradas e protegidas”, destacou. Para a segunda fase do projeto está previsto o restauro das Escadas de Minerva, que neste momento se encontram em estado de deterioração. 


O orçamento para a reabilitação de toda a área ronda um milhão de euros, sendo custeada pela universidade entre trinta a quarenta por cento. A restante verba será suportada pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Para Raimundo Mendes da Silva esta nova imagem, além de “impedir a degradação do património da universidade”, pretende ainda contribuir para “um melhor funcionamento do ponto de vista interno em termos de espaços públicos”, assim como tornar possível “a continuação de espetáculos no Pateo das Escolas”. O pró-reitor acrescenta ainda que esta remodelação tem como objetivo uma “reposição da imagem da UC para acolher os turistas”.


A obra estará finalizada no início da primavera, trazendo um ar fresco ao campus universitário, mesmo a tempo da chegada do maior fluxo de turistas do ano.

 

* Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.