O Espaço do italiano na Semana Cultural
Quinta, 04 de Março de 2010
por Rui Pereira
Reunindo investigadores portugueses e italianos, o Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) iniciou a quarto dia da Semana Cultural com o colóquio “A República em Itália"
Reunindo investigadores portugueses e italianos, o Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) iniciou a quarto dia da Semana Cultural com o colóquio “A República em Itália. Rupturas e Continuidades”.
Como se a história das relações entre Portugal e Itália coubesse dentro do auditório IV da FLUC, a docente da FLUC e organizadora do evento, Rita Marnoto, explica que houve uma preocupação no sentido de entrelaçar o tema e a língua das intervenções.
A primeira intervenção coube a Giuseppe Galasso, “Potere e istituzioni in Italia” (“Poder e Instituições em Itália”), seguido de uma intervenção sobre “A presença italiana na evolução do Direito português” do Doutorado da Faculdade de Direito da UC, Rui Figueiredo Marcos. A investigadora da FLUC, Clelia Bettini, terminou a sessão da manhã com o tema “Itália Anno Zero. Una letteratura fondata sul lavoro” (“Itália Ano Zero. Uma literatura fundada no trabalho”) abordando as pulsões políticas e o desenvolvimento na literatura Italiana.
O colóquio decorre durante todo o dia e termina com uma intervenção em italiano de Omar Calabrese sobre o tema “Fra prima e seconda Repubblica. Come è cambiato il concetto di leader” (“Entre a primeira e segunda República. Como o conceito de líder mudou”).
“todos os caminhos vão dar a Roma”
Além deste colóquio internacional de italianística, este Instituto promove também, juntamente com o Núcleo de estudantes de Arquitectura, um ciclo de cinema italiano e conversa a acontecer todas as terças-feiras do mês de Março, na capela do darQ no Departamento de Arquitectura.
Artigo em ACABRA.NET e REVISTAVIALATINA.COM






