Número de refugiados atinge valor máximo das últimas décadas
Quarta, 16 de Junho de 2010
por Jonathan Costa
Quantidade de refugiados e pessoas forçadas a se deslocar por causa de conflitos e catástrofes totalizou 43,3 milhões em todo o mundo. África do Sul é o principal destino de refugiados
43,3 milhões é o número de refugiados e pessoas deslocadas devido a conflitos e catástrofes em todo o mundo. O relatório divulgado ontem, 15, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), referente ao ano de 2009, revela que a tendência de aumento do número de refugiados e pessoas deslocadas mantém-se. O valor de 2009 é o maior dos últimos vinte anos.
Em contraponto, o número de deslocamentos voluntários e de refugiados repatriados voluntariamente atingiu o valor mais baixa das últimas décadas.
De acordo com o relatório do ACNUR, 251 mil refugiados retornaram ao seu país de origem no ano passado. Na última década, os retornos voluntários chegavam ao 1 milhão de retornados por anos.
"O mundo não ficou mais seguro em 2009", confessou o alto funcionário da ACNUR, Volker Turk, em declarações a Agência France Press (AFP). Turk destaca a violência no Paquistão, a insegurança no Iraque, "a situação precária na Somália, os múltiplos conflitos na República Democrática do Congo (RDC), bem como os conflitos no Iêmen e na República Centro-africana", como os principais motivos do crescente aumento de refugiados e deslocados.
O alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, revela à AFP que "conflitos importantes como os de Afeganistão, Somália e República Democrática do Congo não permitem vislumbrar nenhuma esperança de solução".
"Os conflitos que pareciam dirigir-se para o fim ou a ponto de encontrar uma solução, como no sul do Sudão ou no Iraque, estão em ponto morto", acrescentou.
A África do Sul é o principal destino de refugiados em todo mundo. Cerca de 220 mil pessoas solicitaram refúgio no país em 2009.






