II edição do Concurso Brevemente mais centrado no design

Quarta, 02 de Maio de 2012

por Acabra .Net

O Brevemente pretende divulgar o que se faz no design e em contexto de sala de aula. Os trabalhos podem ser entregues até ao dia 28 de maio. Por Filipe Furtado

Inserido na XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), organizado em conjunto pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC) e a Televisão da AAC, o Brevemente é um concurso aberto a todos os estudantes de qualquer grau ou instituição de ensino, que visa estimular a criação audiovisual.

Na mesma linha da edição anterior, o principal objetivo do concurso é “continuar a divulgar o trabalho dos estudantes que é feito dentro das academias portuguesas e dos restantes países lusófonos”, afirma um dos coordenadores do concurso, Tiago Santos.

O Brevemente encontra-se dividido em quatro categorias. Na categoria livre entram todo o tipo de obras - desde documentários, peças jornalísticas, animações ou curtas-metragens - com o único requisito de ser “realizado no âmbito académico e que não ter um fim comercial”, aponta ainda. Na categoria social serão avaliados trabalhos que alertem para problemáticas sociais, que exemplifica com a “sinalética de espaços, porque nos ajuda a encontrar caminhos”. A segunda edição traz redefinições de algumas categorias e um público-alvo mais centrado no design. “Se fôssemos puristas, podíamos ter um concurso com 15 categorias, mas é necessário simplificarmos ao máximo”, explica o membro do CEC/AAC.

As categorias de estacionário e movimento complementam-se. Na primeira, é possível encontrar todo o tipo de trabalhos impressos, como livros, folhetos, faixas ou murais. Na segunda, concorrem todas as peças multimédia, incluindo spots de eventos, aplicações interativas, visualização de informação ou “apenas simples infografias”, elucida Tiago Santos. Além destas categorias, o prémio que melhor representar a temática “Navegar é preciso, viver não é preciso?” será distinguido com o prémio da XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O designer de comunicação e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Nuno Coelho, membro do júri, espera ver trabalhos académicos que “se aproximem de um nível de qualidade que se exige de profissionais com alguma experiência”, ultrapassando, assim, as quatro paredes da sala de aula. “Valorizo o caráter exploratório e experimental dos trabalhos”, sublinha o designer, que também destaca as obras pelo desprendimento de problemáticas impostas por um cliente, dando azo a projetos “mais concetuais”. Clara Almeida Santos, Arthur Rebelo, Eduardo Morais e Rita Alcaire completam a lista de jurados.

Os trabalhos podem ser enviados até dia 28 de Maio para o sítio do Brevemente, e a cerimónia de entrega de prémios terá lugar dia 9 de junho, pelas 16 horas, no Museu da Ciência.