Hoje, chovem estrelas!

Quinta, 12 de Agosto de 2010

por Cátia Costa

Na madrugada que se aproxima será possível ver uma “chuva de estrelas”. A queda de meteoros será visível em todo o hemisfério norte, um espectáculo proporcionado pela natureza e que já não é tão notável desde 2007

0000200477
A "chuva de Perseidas" ocorre todos os anos durante o Verão. Este ano, prevê-se que caiam 50 meteoros por hora. Foto por D.R.

 Esta noite, os céus do hemisfério norte irão cobrir-se de estrelas. Na madrugada de 12 para 13 de Agosto, a Terra, durante o seu movimento de translação, irá atravessar a órbita do cometa Swift-Tuttle, fazendo com que este se decomponha em meteoros.

 O fenómeno acontece durante todos os Verões. A chuva de Perseidas (estrelas que surgem na constelação de Perseus) começam a aparecer em meados de Julho e atingem o pico entre 8 e 14 de Agosto. Segundo a revista Ciência Hoje, “espera-se a queda de 50 meteoros por hora a 61 quilómetros por segundo”.

Em comunicado, a NASA explica que “a Terra viaja à volta do Sol, chocando com tudo o que apanha pela frente. Não há insectos no espaço, mas não faltam meteoróides, fragmentos de poeira de cometas e asteróides”, avança o jornal i. “Um meteoro é algo para recordar durante vários anos”, continua.

Apesar das nuvens matinais que se apresentaram hoje, 12, no país, as condições atmosféricas serão as mais adequadas, uma vez que a lua nova não emite luminosidade. Para uma boa observação, é necessário que se afaste de locais iluminados e que foque a sua atenção em direcções diferentes.