França aprova lei contra véu integral
Terça, 13 de Julho de 2010
por Cátia Costa
O Parlamento francês aprovou hoje, 13, em primeira leitura, o projecto de lei que proíbe o uso do véu islâmico em espaços públicos. Contudo, o texto necessita ainda de aprovação por parte do Senado e do Conselho de Estado
Com 335 votos a favor e um contra foi aprovado hoje, 13, o projecto de lei que proíbe o uso do véu integral em espaços públicos. Caso o texto seja aprovado definitivamente, as mulheres muçulmanas terão que abdicar da burqa ou do niqab sempre que frequentarem espaços públicos. O documento será debatido no Senado no próximo mês de Setembro.
O diploma prevê multas a partir de 150 euros para as mulheres que usaram o véu integral. Por outro lado, os homens que obrigarem mulheres a cobrir o rosto poderão ter de pagar uma multa até 30 mil euros ou, então, serão condenados a cumprir pena de prisão até um ano.
Segundo a ministra da Justiça francesa, Michèlle Alliot-Marie, “o voto de hoje representa um duplo sucesso: um êxito da democracia e da República”, como avança a agência EFE.
Países como Espanha e Bélgica estão também a discutir a proibição do uso do véu integral em locais públicos.






