“Boa-Bay-Ela em Festa” terminou, mas iniciativa semelhante está já projectada

Quinta, 29 de Julho de 2010

por Inês Silva

As iniciativas da “Boa-Bay-Ela em Festa” terminaram no sábado, dia 24, com uma noite marcada pela presença de antigos, pelas despedidas de actuais repúblicos e pela actuação dos Alheiras Primorosas. Projecta-se já uma semana semelhante para o fim do mês de Setembro

Boa_bay_ela_ultimo_dia_redimensionada
A actuação dos Alheiras Primorosas foi um dos momentos altos da última noite da "Boa-Bay-Ela em Festa" Foto por Inês Silva

 Na Boa-Bay-Ela as refeições ainda exalam cortesias e história, porque esta é uma casa que tem bem presente o seu passado. Primeiro servem-se as meninas convidadas, depois as propostas a comensal e comensais. Depois convidados, propostas a comensais homens, comensais, antigos, e depois os da casa, por ordem inversa à da entrada: primeiro os caloiros e por último, sempre, o Mor. Foi, assim, com o jantar do passado sábado, 24, que abriu a última noite da "Boa-Bay-Ela em Festa".

Esta semana de actividades dá-se, deste modo, por encerrada. No entanto a casa olha já para o seu futuro e, segundo Henrique Santana, os bays pensam "realizar uma outra semana, esta em finais de Setembro, e também noutros moldes" que ainda não estão, no entanto, bem definidos. O bay afirma que tal iniciativa envolveria "outras Repúblicas, num género 'um dia por cada casa' e no seu dia cada República organizaria a actividade que quisesse". O objectivo de fazer esta semana numa outra altura mais estratégica será, essencialmente, que "com a chegada dos estudantes, as pessoas conheçam as casas e as pessoas que nelas vivem". Esta semana está projectada para finais do mês de Setembro.

A semana, organizada pelos repúblicos da Real República Boa-Bay-Ela, chegou ao fim com um balanço "bastante positivo" por parte dos bays, afirma Henrique, que acrescenta ainda que "devido à altura em que se realizou, não tivémos tantas pessoas quanto gostaríamos". O bay realça, no entanto, que a república teve sempre "pessoas envolvidas nas actividades que proporcionou, bem como Repúblicos que expressaram que esta é uma ideia com futuro", revela.

Momentos marcantes da última noite

Tido como um dos momentos mais importantes do dia na república, o tempo da refeição é para os bays (repúblicos da Boa-Bay-Ela) o tempo de convívio, confronto e discussão. No entanto, o jantar deste dia teve uma outra importância: várias gerações de Bays estiveram à mesma mesa. Enquanto que cerca de dez antigos da geração de 80 revisitaram a casa, dois dos actuais bays prepararam a sua despedida, entre discursos emocionados.

Outro dos momentos altos da noite foi a actuação do grupo Alheiras Primorosas, que se iniciou no Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) e que, afirma Henrique Santana, "pôs toda a gente a cantar clássicos portugueses e brasileiros".