85 mil euros em falta na FCTUC

Domingo, 27 de Junho de 2010

por Camilo Soldado

O relatório de auditoria que analisa as finanças da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), apresentado pelo Tribunal de Contas (TC), concluiu que estão cerca de oitenta e cinco mil euros em falta

Fctuc
João Gabriel Silva afirma que as pessoas que faziam a gestão financeira na altura "já não estão na faculdade". Foto por D.R.

Apresentado esta semana, o relatório aponta que em falta estão quarenta e oito mil euros por não haver documentação que prove a sua utilização e trinta e sete mil euros na posse de dois coordenadores dos projectos e de unidades de investigação. Segundo João Gabriel Silva, director da FCTUC, “é preciso perceber que o que está em causa são contas de 1994 a 2003” e que “o TC deixou bem claro no seu relatório que não encontrou nenhum problema nas contas da faculdade nestes últimos sete anos”.

João Gabriel Silva explica que no sistema implementado anteriormente “a entidade financiadora da investigação – o Estado português – entregava o financiamento directamente ao investigador”. “Actualmente esse fundo é entregue à faculdade”, afirma. A juntar a esse factor, o director da FCTUC justifica que os “investigadores que são especializados em biologia, geologia, matemática, engenharia civil, não são propriamente especialistas em contabilidade” e encara como “normais” alguns erros na contabilidade.

“Mais de 90% das verbas foram recuperadas e para ser ter uma ideia, o montante que foi refeito foi à volta de um milhão e meio de euros e aquilo que não se conseguiu recuperar são cerca de cinquenta mil euros” afirma João Gabriel Silva e garante que encontrar os documentos que possibilitam a justificação das verbas em falta é quase “trabalho de arqueologia”.

Impacto na FCTUC

A FCTUC não vai ser afectada pela falta destas verbas. O director da FCTUC sustenta que “a gestão financeira da faculdade foi transformada devido ao trabalho realizado nos últimos anos logo, tem uma robustez que não tinha e sobre esse ponto de vista o relatório do TC é positivo”.

De facto, no relatório da auditoria do TC à FCTUC, pode ler-se que apesar do dinheiro em falta, o balanço é positivo e que a FCTUC “promoveu um esforço” no sentido de melhorar vários aspectos ao nível estrutural.
João Gabriel Silva afirma ainda que “não são esses cinquenta mil euros que alteram a situação financeira da faculdade” visto que “o orçamento anual da instituição está na casa dos 40 milhões de euros”.